e-Campo Vitrine de Capacitação on-line da Embrapa

e-campo_elotec epi

O que é o e-Campo?

e-Campo é um espaço destinado à divulgação das capacitações na modalidade a distância desenvolvidas pela Embrapa, em linguagem didática e de fácil entendimento.

As capacitações são elaboradas por equipes multidisciplinares da Embrapa e de parceiros, dentre eles pesquisadores, designers instrucionais e profissionais de diversas áreas.

Todas elas são baseadas em metodologias e estratégias adequadas à capacitação de adultos, respeitando a experiência do participante e priorizando a aplicação prática dos conteúdos.

Por serem ofertadas em ambientes virtuais de aprendizagem, permitem que cada aluno determine seu ritmo e local de estudo, além de possibilitar o acesso pelo computador, tablet ou smartphone.

Desta forma, o e-Campo pretende ser um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira, pois possibilita uma maior capilaridade e rapidez no compartilhamento dos conhecimentos e tecnologias gerados pela Embrapa.

Público alvo: multiplicadores da assistência técnica e extensão rural, produtores, agricultores familiares, agentes do Agronegócio e comunidade em geral.

 

Modelos

As soluções de aprendizagem da Embrapa podem ser:

  1. Autoinstrucional: visa o compartilhamento de informações e conteúdos de uma forma dialógica e autoexplicativa, garantindo a autonomia do participante.
  2. Interativo: visa promover a aprendizagem de conteúdos mais complexos, abordando os principais conceitos de forma simples e objetiva. Neste formato, existe a mediação de tutores especialistas no assunto, espaços para interação entre os participantes e a disponibilização de materiais didáticos complementares.
  3. Colaborativo: tem como objetivo realizar o intercâmbio e a construção colaborativa de conhecimentos. A estrutura é mais livre uma vez que se privilegia a abordagem de temas, desafios e problemáticas que emergem da participação do grupo. Há a mediação de tutores especialistas no assunto, mas os participantes também são coautores e corresponsáveis pelo aprendizado.

 

Veja a Experiência do Usuário e-Campo

 

 

Dicas para melhor aproveitamento de seus cursos e-Campo

  • Ao acessar o seu curso leia atentamente o plano de ensino e conheça o cronograma proposto e os critérios de avaliação;
  • Distribua o seu estudo ao longo dos dias;
  • Monte um cronograma de estudo com datas e horários compatíveis com suas demais atividades;
  • Crie um ambiente adequado, longe de barulhos e possíveis interrupções;
  • Leia ou assista aos vídeos de forma ativa, realizando anotações dos principais pontos e das suas dúvidas;
  • Se o curso for autoinstrucional (sem tutoria) procure sanar suas dúvidas por meio dos materiais complementares ou no fórum de participação geral;
  • Se o curso for interativo ou colaborativo, participe, apresente-se, compartilhe suas dúvidas e contribua para o aprendizado dos seus colegas;
  • Ao final de cada módulo, revise os principais pontos, isso contribuirá para a sua aprendizagem;
  • Relacione o que você está aprendendo com as suas necessidades diárias e, sempre que possível, coloque em prática o que você está aprendendo;
  • Realize as avaliações com calma e atenção. Elas são instrumentos valiosos de feedback sobre o que você está aprendendo e o que você precisa aprofundar;
  • Tenha disciplina e persistência.

Fonte: Embrapa e-Campo


Imagino que você também pode gostar de ler:

banner whatsapp elotec epi - atacado de epi em petrolina

Este site usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.