O que saber e não errar na gestão de segurança do trabalho

O que você deve saber para não errar na gestão de segurança do trabalho

Saiba que nvestir em uma boa gestão de segurança do trabalho é essencial para o desenvolvimento saudável e sustentável da sua empresa, pois minimiza riscos de acidentes ao criar uma cultura de segurança que protege mais os colaboradores e preza pelo bem-estar no trabalho. No Brasil, esse conceito é tratado como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – obrigatório a todas as empresas e regulamentado pelo Ministério do Trabalho por meio de Normas Regulamentadoras (as NRs).

As empresas costumam ter um departamento destinado à gestão da segurança e saúde do trabalho (SST), cujos responsáveis avaliam e identificam previamente riscos de acidentes ou doenças. A partir desse estudo, são desenvolvidos procedimentos e técnicas que garantam o controle e prevenção dessas ocorrências.

 

Algumas vantagens:

  • Qualidade de vida: com a aplicação das normas regulamentadoras, a empresa provê muito mais qualidade de vida a todos os colaboradores.
  • Aumento de produtividade: os colaboradores trabalham mais motivados, há mais confiança entre equipes e nas atividades do dia a dia, e ainda o trabalhador consegue manejar os equipamentos e máquinas eficiência.
  • Retenção de talentos: com a criação de um ambiente mais seguro e agradável, a empresa consegue diminuir a rotatividade de colaboradores e reter aqueles que se identificam com a empresa e almejam crescer dentro dela.
  • Redução de custos: ainda que a empresa precise investir na gestão de segurança do trabalho, o retorno será grande, uma vez que a minimização de riscos é possível evitar: indenização decorrente de acidentes de trabalho; multas dos órgãos fiscalizadores; danos às máquinas; afastamentos constantes dos colaboradores; entre outros.

 

E para implementar uma boa gestão, a empresa precisa:

  • Utilizar EPIs de qualidade;
  • Analisar o contexto do local e atividades executadas no trabalho para identificar possíveis riscos;
  • Definir equipe responsável pela segurança no trabalho;
  • Mobilizar, conscientizar e treinar todos os colaboradores sobre a importância de estarem de acordo com as normas de segurança;
  • Definir e executar ações que estejam de acordo com as normas regulamentadoras de segurança;
  • Medir os resultados da implementação e desenvolver melhorias constantes;

E uma boa dica é utilizar um sistema de gestão. Um sistema de gestão é uma ferramenta de alta tecnologia disponível para facilitar seu controle, permitindo gerenciamento completo dos EPIs e disponibilizando serviços como: controle fácil e efetivo de cada um dos seus equipamentos, integração de sistemas possibilitando a comunicação entre departamentos para compartilhamento de informação, relatórios e alertas para manter o controle das informações de troca, entre outros. Além disso, é possível customizá-lo para se adaptar ao que a sua empresa precisa.

A Elotec EPI se preocupa com os seus clientes e seus colaboradores, procure o melhor para o seu ambiente de trabalho e conte conosco para obter EPIs e serviços da melhor qualidade!

 

Seguro é estar presente

Gostou do texto? Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a segurança do trabalho, basta acompanhar o nosso blog para ter sempre em primeira mão informações de qualidade, se especializando cada vez mais nesse tema. Gostaria de ver alguma temática no nosso blog? Deixe uma sugestão de tema via e-mail ou por nossa redes sociais, Instgaram, Facebook, Twitter e aproveite para entrar em contato e assim poder tirar suas dúvidas.

Este site usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.